Alunos da UFRR realizam protesto contra racismo
- Cacos

- 31 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
O ato de injuria racial aconteceu durante a aula e após denúncia feita pela vítima, acadêmicos se reúnem em frente a Reitoria da Universidade.
foto: Lilith Áquila.

Universitários se concentraram do lado de fora do Salão Nobre da Reitoria, para protestar, enquanto acontecia uma sessão de conciliação entre o discente que sofreu com injúria racial e o professor que está sendo acusado pelo crime.
Os protestantes denunciaram uma tentativa de “abafamento” da situação, uma vez que o Boletim de ocorrência já havia sido prestado pelo aluno, tornando o caso de domínio público, reivindicando uma retratação pública.
“Quem é preto sabe o quanto essas ‘piadas’ ferem a nossa identidade, a nossa cultura, o nosso eu. Então, além desse racismo estrutural que estamos acostumados dentro da sociedade, é muito pior porque afeta a história do aluno. Viemos lutar pelos direitos dele, como pessoa preta num país que não nos respeita, sobretudo o direito para ele ser quem é”, relata Bruno Gabriel, estudante do 5° semestre de Direito.
O caso aconteceu em sala de aula. O docente teria utilizado de estereótipos racistas e feito piadas ao se referir ao aluno e, consequentemente, o constrangendo. O caso ganhou corpo com o passar dos dias, até a manifestação ser feita.
“Tivemos o caso de uma pessoa que no seu primeiro mês de aula sofreu ataques racistas direcionados e isso só reforça o quanto é difícil para uma pessoa preta estar inserida num sistema educacional. A UFRR é pública, então precisamos de uma retratação pública, não só da pessoa, mas da Universidade como um todo, porque temos isso não de forma isolada, mas generalizada e precisamos que seja combatido diretamente pela Reitoria”, afirma a advogada criminalista, Otacília Brito.
Em nota, a UFRR afirma: “Em relação à denúncia de injúria racial realizada pelo discente da UFRR contra um professor da instituição, a Universidade Federal de Roraima informa que o caso foi registrado no canal oficial de denúncias da instituição, que é a Ouvidoria, e encaminhou para a Corregedoria e Comissão de Ética Setorial desta Universidade.
Segue abaixo a nota na íntegra:
Informamos ainda o agendamento de reunião a ser realizada nesta sexta-feira, 27 de maio, no turno vespertino com o discente e o docente envolvidos, a Corregedoria, Comissão de Ética Setorial e Procuradoria Federal junto à UFRR, onde será realizada audiência de conciliação e proposição de termo de ajustamento de conduta.
A UFRR repudia qualquer forma de preconceito, racismo, agressão, assédio, abuso de poder, violência verbal ou física dentro e fora da Instituição.
Esse tipo de manifestação fere os princípios da diversidade e da pluralidade, que constituem a sociedade e nossa instituição. A UFRR acredita em uma universidade plural, sem espaço para qualquer tipo de preconceito.
Qualquer situação de assédio e discriminação deve ser denunciada por meio da Ouvidoria no endereço <www.ufrr.br/ouvidoria>”.
Repórter: Ana Luiza Cardoso.




Que triste saber que nos dias atuais ainda há racismo assim, dentro de sala de aula. Porém, muito bom ver alunos se unindo e juntando forças por essa causa mega importante