top of page

'Fevereiro Laranja' mês de sensibilização da leucemia incentiva doações de medula óssea

  • Foto do escritor: Cacos
    Cacos
  • 6 de fev. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 19 de abr. de 2022


Roraima é o estado com menos cadastros para a doação de medula óssea no país.


Foto: Lílith Áquila


ree

Leucemia é uma doença que se inicia na medula óssea, onde o sangue é produzido. Exames de rotina são grandes aliados para o diagnóstico precoce e prevenção da doença.


A campanha 'Fevereiro Laranja' tem o propósito de sensibilizar as pessoas sobre o diagnóstico precoce e o tratamento da leucemia. O mês é voltado também, para o incentivo de doação de medula óssea.


Roraima é o estado com o menor número de cadastros para doação de medula óssea do país. Segundo dados do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), apenas 11 mil pessoas estão registradas no estado de Roraima, enquanto no Pará, são registradas mais de 120 mil pessoas.

ree

Comparativo do número de doadores ativos na região Norte, atualizado em dezembro de 2021. (Dados: Redome)


A gerente do Núcleo de Captação de Doadores, Juliane Uchoa, informa que com mais pessoas cadastradas em Roraima, pode-se reverter esse quadro.


"O Fevereiro Laranja é uma campanha nacional que incentiva a doação de medula óssea, então estamos trabalhando nela para aumentar esse número e reverter a situação de Roraima. Quanto mais pessoas cadastradas, mais a oportunidade de ajudar quem tanto precisa", reforçou Juliane.

A gerente explica que o cadastro é simples e não envolve burocracias.


"Acontece muito rápido. Basta o doador comparecer até a unidade do Hemocentro, preencher um formulário com as informações pessoais e coletar uma pequena amostra de cinco mililitros de sangue", detalhou.

O sangue coletado, com as informações pessoais do voluntário a doador, será enviado ao Redome, que faz a análise das características, para verificar a compatibilidade do dos doadores com os pacientes. Para se cadastrar, é preciso ter entre 18 e 35 anos e não ter doenças infecciosas e dermatológicas.

A doação é importante, pois a cada cem mil pacientes, apenas um doador é compatível. Devido a essa estatística, quanto mais doadores tiver, maiores serão as probabilidades de compatibilidade entre as pessoas.

Leucemia e o diagnóstico

A leucemia é uma doença que se inicia na medula óssea, onde o sangue é produzido. Portanto, os exames de rotina são grandes aliados para o diagnóstico precoce e prevenção da doença.

Existem mais de 12 tipos de leucemia, e em casos de suspeita, é realizado um exame chamado mielograma, no qual é coletado uma pequena quantidade de medula óssea e se o resultado for positivo, o tratamento deve ser iniciado imediatamente.


Repórter: Lílith Áquila

Comentários


bottom of page